QUAL O RISCO DE USAR UMA CHAVE PRESENCIAL?

A chave presencial é considerada uma grande evolução do modelo tradicional. Com ela é possível abrir as portas do carro a uma boa distância e ligar o veículo apertando apenas um botão. Muito tem se falado sobre a sua segurança, devido ao fato de dificultar ações criminosas.

Como não há um espaço destinado a inserção de ferramentas para forçar a abertura do veículo e ligar o motor, espera-se que com a tecnologia, haja um menor risco de furto. Por essa razão, cada vez mais as montadoras vêm apresentando seus carros com o recurso direto de fábrica.

O fato é que a tecnologia utilizada na chave presencial, que antes era destinada a veículos de luxo, se democratizou, havendo uma maior popularização do conceito. Desse modo, tornou- se comum encontrar automóveis com o equipamento, que promete entre outras coisas, dificultar a ação de bandidos.

No entanto, como em qualquer evolução e inovação apresentadas ao mercado, os riscos de roubo de veículos equipados com a chave presencial, aumentou consideravelmente nos últimos anos. As ações dos ladrões de carros acabaram por incorporar elementos tecnológicos, sendo possível entrar no automóvel em apenas um minuto.

Como os ladrões furtam o carro

A chave presencial funciona da seguinte forma: o motorista, através de um dispositivo pequeno, consegue abrir as portas do veículo, destravando-as a uma certa distância. O aparelho emite um sinal para o receptor do carro com um código que só o equipamento do condutor possui.

O veículo só destrava as portas no caso da codificação estar correta. Isso se deve ao fato de que há sensores nas portas do automóvel. Normalmente, o motorista consegue abrir o veículo a uma distância de 1,5 metros. Ele também consegue ligar o motor utilizando a tecnologia. Com a chave presencial em seu bolso, para ligar o carro, ele precisa apenas acionar um botão no painel.

Os carros que possuem chave presencial, por não terem uma abertura para a chave tradicional, são considerados mais seguros e à prova de furto. No entanto, com a disseminação da tecnologia necessária para ter as vantagens e facilidades do equipamento, houve uma mudança no modo como os ladrões tentam furtar o veículo.

Os criminosos atuais passaram a utilizar tecnologias modernas que permitem a invasão do automóvel em pouco tempo. Eles utilizam o chamado ataque por transmissão. Por exemplo, o motorista vai a uma lanchonete, e deixa seu carro estacionado. Uma pessoa com um aparelho leitor de sinais de rádio, o acompanha de perto e com seu dispositivo, lê o sinal de seu equipamento.

Vale ressaltar que é possível fazer a leitura da chave presencial a até 15 metros, mesmo atrás de portas e paredes. Tendo o código do dispositivo em mãos, o criminoso envia o sinal para uma segunda pessoa, que normalmente fica perto do carro. Os dois ladrões podem estar a até mil metros um do outro.

Em seguida, o segundo criminoso, tendo recebido o código de ativação de seu comparsa, o transmite para o veículo. Ele passa a ter o controle do automóvel, pois os sensores presentes no carro indicam que o sinal é o mesmo da chave presencial do motorista. O ladrão consegue abrir as portas e ligar o motor. Ele pode levar o carro ou roubar tudo o que estiver dentro dele. este processo pode ser feito rapidamente, em poucos segundos!

Como proteger seu veículo

Existem algumas maneiras de proteger o sinal da chave presencial. Algumas pessoas as cobrem com uma folha de alumínio, na esperança de que ele proteja o dispositivo. Há também algumas bolsas no mercado que oferecem esta solução. Porém, estes recursos não são muito práticos, e o motorista acaba esquecendo de utilizá-los.

Em busca de uma saída para este problema, o Grupo Pitaron apresenta ao mercado brasileiro, o Bloki, uma tecnologia israelence que utiliza um chip anti furto, capaz de bloquear o sinal da chave presencial, tornando seu uso mais seguro.

Dessa maneira, os criminosos não conseguem copiar o sinal transmitido pela chave presencial, impedindo seu furto. O chip é um dispositivo simples que pode ser acoplado junto à bateria do aparelho, impedindo que terceiros consigam o código de ativação do veículo.

Se você deseja uma maior proteção ao seu automóvel, pode obter mais informações sobre o Bloki clicando aqui. É um recurso anti-furto com um ótimo custo benefício, capaz de realmente preservar o seu carro da ação de criminosos. Nos dias atuais é imprescindível utilizar um mecanismo como esse, que traz uma grande proteção ao veículo, garantindo que ninguém roube o sinal da chave presencial.