POR QUE OS LADRÕES GOSTAM DE CARROS COM CHAVE PRESENCIAL?

A chave presencial é considerada um aparelho inovador, que traz inúmeras facilidades ao motorista. No mercado há alguns anos, a tecnologia permite o destravamento das portas dos veículos sem a necessidade de girar a chave. O dono do carro pode abri-las a uma certa distância.

Além disso, para fazer ignição do veículo, é necessário apenas apertar um botão no seu painel, tendo a chave presencial em seu bolso. O aparelho é bem moderno e funciona enviando um sinal para o sensor do automóvel com um código de ativação.

Os carros que possuem chave presencial são considerados mais seguros do que os tradicionais, pelo fato de que não é necessário inserir a chave na fechadura do veículo. O ladrão que tenta furtar o automóvel com suas ferramentas, dificilmente consegue abrir as suas portas.

O problema é que mesmo com a segurança deste equipamento, há uma brecha descoberta pelos criminosos para ter acesso ao carro. Eles utilizam a tecnologia para obter o sinal da chave presencial e abrir o automóvel de forma fácil e rápida. Em poucos segundos o carro está aberto e o ladrão consegue ligar o motor e sair com o automóvel sem gerar suspeitas.

É fácil furtar um veículo com chave presencial?

Antigamente, para furtar um carro era preciso ter vários equipamentos, um para abrir a porta e outro para fazer a chamada ligação direta. A chave presencial veio para acabar com este tipo de furto. Ela é inovadora, porém, não é perfeita.

Isso se deve ao fato de que atualmente, é ainda mais fácil furtar o veículo, por conta do acesso dos ladrões a uma tecnologia que permite copiar o sinal de transmissão deste tipo de chave. É possível encontrar equipamentos com essa função na internet, a um baixo custo.

Como o carro é furtado?

Este tipo de furto é chamado de ataque de retransmissão.

Podemos tomar como exemplo, o caso onde dois ladrões que, com seus dispositivos capazes de hackear o sinal, chegam perto do carro em questão, onde o primeiro criminoso fica perto do automóvel com seu aparelho.

O segundo ladrão procura entrar em contato com o sinal da chave presencial. Se o carro está estacionado em frente a uma residência, ele pode ficar perto da porta, pois seu equipamento é capaz de rastrear o sinal a até 15 metros, mesmo se existir uma porta ou janela a sua frente.

O segundo ladrão capta o sinal da chave presencial dentro da residência.

O equipamento do segundo ladrão retransmite o sinal da chave presencial para o aparelho do primeiro ladrão.

Dessa maneira, ele abre o carro, pois o sensor do carro entende que a chave está por perto e então ele abre as portas e tem acesso ao botão de acionamento do veículo. Ele liga o carro e sai com ele como se nada tivesse acontecido. O automóvel então, é furtado.

Facilidade de furto

Os ladrões gostam de carros com chave presencial por diversas razões. Uma delas está relacionada ao fato de que não é necessário quebrar as janelas do veículo, ou utilizar ferramentas para abrir as suas portas. Além disso, a ligação direta não é tão simples, sendo um processo um pouco demorado.

Vale ressaltar que o roubo utilizando ataques de retransmissão não chama muito a atenção, visto que não há barulho, os criminosos podem agir como se nada estivesse acontecendo, obtendo o sinal que abre o carro sem que ninguém perceba.

Com a tecnologia ao seu favor, é possível levar o veículo em poucos segundos, os ladrões agem rápido correndo menos riscos de serem pegos. Como eles não precisam forçar a sua entrada no veículo, os criminosos podem sair com o carro sem um arranhão.

Além de ser um sistema fácil de usar, ele é barato. Pode-se comprar equipamentos que permitem a retransmissão do sinal do veículo  em sites de ecommerce na internet por apenas US$100. Dessa forma, qualquer um pode ter acesso à tecnologia.

Como proteger seu veículo

Para que seu carro esteja realmente protegido das ações de criminosos, o Grupo Pitaron desenvolveu um equipamento capaz de assegurar que o sinal de sua chave presencial não seja hackeado. É o chip anti-furto Bloki capaz de bloquear o sinal de seu equipamento, evitando que ladrões copiem o sinal de seu aparelho.

De fácil instalação, o chip Bloki pode ser colocado dentro da chave presencial, acoplado junto a uma pequena bateria. A tecnologia desenvolvida em Israel vem conquistando cada vez mais espaço no mercado mundial por oferecer aos motoristas uma proteção efetiva de seu veículo.

Para obter mais informações sobre o Bloki, entre em contato através deste link. O equipamento possui um ótimo custo-benefício e garante uma maior proteção ao seu veículo em qualquer lugar, e a qualquer momento. Proteja seu veículo com o chip anti-furto Bloki!